sexta-feira, 16 de março de 2012

"Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?"

Pearl Girl


Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em 1883 na cidade de Paris e tornou-se num dos maiores ícones do século XX. A sua irreverência traduz-se na mudança de conceitos, estilos e valorização feminina.
Inicialmente Gabrielle adoptou o nome Coco proveniente dos shows de cabaret que realizava em cafés-concerto: "Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?" Começou por desenhar chapéus depois de frequentar uma sociedade elitista onde a mulher daquela época era obrigada a utilizar como adorno na sua toilette um chapéu, considerado por ela, inestético, desconfortável e exagerado. Esta sua visão conduziu à criação do que viria a ser a Casa Chanel.
Em 1910 criou as primeiras calças femininas que marcaram as décadas posteriores. A ideia foi revolucionar o status da mulher na sociedade de então trazendo um corte masculino ao guarda-roupa feminino. Consolidou a sua imagem com o perfume Chanel Nº 5, fragrância mais vendida no mundo desde os anos 20 até aos dias de hoje.


«Look for the woman in the dress. If there is no woman, there is no dress.»
Coco Chanel





O estilo e elegância únicos de Chanel libertaram a mulher do século XIX aprisionadas em corpetes, faixas e cintas que delineavam as suas silhuetas. As suas características sui generis permitiram à mulher a emancipação na forma de estar, de conviver e de olhar a sua própria condição de uma forma independente. Reinventou assim o tailleur através do movimento Bauhaus "menos é mais", de cortes direitos e abolindo os metros e metros de tecido usados na época. O vestido preto viria a ser outra das suas célebres criações, tornando-o numa peça indispensável para o quotidiano.


«I created a style for the whole world. There is nothing that resembles. I am a slave of my style. A style does not go out of fashion, Chanel is not out of style.»
Coco Chanel





Após a morte de Coco Chanel em 1971 a casa por si criada viveu um período menos empolgante até á chegada de Karl Lagerfeld em 1983. Apesar da sua extravagância  e irreverência ele conseguiu criar um elo de ligação entre a elegância e o charme, legado da Chanel.


PRÊT-À-PORTER OUTONO/INVERNO 2012/13



6 de Março de 2012 - Grand Palais - Paris



Sem comentários:

Enviar um comentário